Quem Somos
ASSUMME - Associação Para Um Mundo Melhor

    Associação formada em 15/04/2014 por voluntários com conhecimento e experiência em trabalhos humanitários junto a abrigos de idosos (ILPI ) Instituição de Longa Permanência de Idosos, sendo uma ligação entre DOADORES e INSTITUIÇÕES.

Missão:
1) Trabalhar no cuidado e proteção à pessoa idosa; assessorar especialmente os abrigos com carência de recursos que acolhem idosos em situação de risco e/ou  vulnerabilidade social.   
2) Favorecer e possibilitar pessoas, grupos e empresas a ajudarem essas instituições, na certeza de que o trabalho conjunto e organizado em prol de uma sociedade mais justa trará benefício a todos, formando UM MUNDO MELHOR!

FUNDADORES

2016-05-29_15-48-34_733.jpg
Diretoria 2022-2026x.jpg
O Início
    "Em grupo você faz o que sozinho seria incapaz!"
Todos nós, fundadores, faziamos trabalhos voluntários individualmente e participávamos de projetos humanitários em diferentes instituições, especialmente em Abrigos de idosos (ILPI) e SAICAs (Serviço de Atendimento Institucional à Crianças e Adolescentes). A aproximação deu-se principalmente por afinidade de objetivos, e em 15/04/2014 fundamos a associação, unindo a experiência e capacidade de trabalho de cada um, na certeza de que, juntos e organizadamente conseguiríamos potencializar nossa contribuiçao na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Logo no início Optamos por focar nossa força de trabalho no cuidado e proteção da pessoa idosa institucionalizada, após verificar que a grande maioria dos abrigos de menor porte, que abriga idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, luta com grande dificuldade, com receitas muito aquem de suas necessidades para manter seus assistidos dentro do mínimo exigido pela dignidade humana. Segue exemplos de algumas situações encontradas; 

 

1) Em datas comemorativas, especialmente Natal, as instituições recebem doações em quantidade suficiente para atender sua demanda, mas nos meses subsequentes voltam a ter carência, principalmente de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de limpeza, além de visitas humanitárias.

2) Algumas não recebem doações de ONGs ou de órgãos públicos, ou por não ter a documentação necessária, ou por não ser conhecida, ou ainda por falta de informação, apesar da reconhecida importância social.

3) Alguns doadores regulares interrompem suas doações sem prévio aviso, ocasionando sérios problemas para alimentação dos internos e manutenção do abrigo, que via de regra situa-se em local de baixo poder aquisitivo, o que dificulta uma ação emergencial de arrecadação.

4) Empresas e pessoas com vontade e condições de ajudar, muitas vezes não o fazem por desconhecimento dessas instituições e/ou de suas reais necessidades, ou ainda pela desconfiança de que sua ajuda vai chegar aos necessitados.

Nossos Objetivos  

 

 Geral:

Suprir os abrigos cadastrados em suas necessidades emergenciais, e contribuir continuadamente para manter um atendimento de qualidade aos idosos.

 

Específicos:

1) Cadastrar Instituições que tenham déficit significativo em sua receita, e que estejam realmente necessitando de ajuda.

 

2) Fazer doações regulares (alimentos, fraldas geriátricas, medicamentos, produtos de limpesa, equipamentos, outros) durante periodo pré-determinado às instituições cadastradas, programadas conforme histórico de necessidades, e dentro das condições físicas e de disponibilidades da Assumme. 

 

3) Interagir com a população atendida nos abrigos (usuários / assistidos) com atividades lúdicas, notadamente Música Popular Brasileira de Raiz, recreativas e culturais.

 

4) Favorecer um espaço de discussão, orientação, aprimoramento e ou treinamentos aos abrigos, nos aspectos sócio relacionais, nutricionais, jurídicos ou em outras matérias que sejam de conhecimento e habilitação dos componentes da Assumme.

 

5) Disponibilizar nas páginas virtuais (site, facebook...) da Assumme as informações das instituições cadastradas e suas necessidades, para favorecer e possibilitar o recebimento direto de doações, bem como ajuda de grupos, associações e instituições humanitárias.